quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O SANTUÁRIO E OS SENTIDOS DA VIDA.

  
  Santuário é um lugar das dimensões sagradas que dão sentido e guiam a nossa vida.

    Santuário é um espaço em que nos encontramos com realidades sagradas em nossa vida moral. Assim, podemos falar de nossa consciência, dignidade e intimidade do lar como santuários. Há muitos outros, conforme os referenciais sagrados que assumimos na vida individual e social. Nesta ideia geral, como que um templo ou igreja pode ser um santuário? E, particularmente, o que significa o Santuário de nossa Senhora Aparecida? Seu espaço físico é só a “casa”. Os sentidos que ele abriga são a essência. Eles são muitos e  variados, mas  alguns merecem destaque.

    O Santuário de Aparecida nasce com o encontro da imagem enegrecida de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba, em 1717. Mas o mais importante foi que significou o encontro do povo sofrido com a esperança, com o amor de Deus que não abandona seus filhos e filhas.  Assim, a capela inicial já representava um santuário desse encontro. Aos poucos, foi crescendo o número d pessoas que o procuravam. Mas, principalmente, cresceram os sentidos encontrados ali, junto da pequena imagem de Nossa Senhora, respondendo às mais diferentes situações da vida.

    Hoje, mais de doze milhões de pessoas acorrem anualmente ao Santuário. Sua construção em andamento abriga cerca de 40 mil peregrinos. Entre os sentidos que o Santuário acolhe e propicia, podemos destacar três tipos entrelaçados entre si: aqueles que nascem dos sentimentos mais variados que cada um leva consigo ao buscar Deus: aqueles que acabam descobrindo no Santuário, pelo encontro com Nossa Senhora e com tantos irmãos r irmãs: e aqueles que são alimentados pela organização do ambiente, da estrutura, da acolhida e das celebrações.

    Mesmo sem entrar agora em detalhes, percebemos que a essência do Santuário é constituída pelos sentidos profundos de nossa vida em Deus. Entrar no Santuário significa, então, uma abertura a esse encontro. Sem isso, a gene entra e visita a construção, mas não adentra ao santuário. Isso não impede um lado turístico e de interesses culturais na viagem, o que faz parte da vida. Mas a experiência de santuário toca em sentidos mais profundos de nossa existência.


    Conhecemos o canto, tirado de um salmo, que pergunta: “Senhor, quem entrará no santuário pra te louvar?”, e responde: “Quem tem as mãos limpas e o coração puro...”. Mas acho que o Santuário de Aparecida oferece uma chance diferente, pois se apresenta como “casa da Mãe de Deus e nossa”. Dá também para ir de mãos menos limpas e de coração pesado, se a gente entrar buscando os sentidos de Deus, junto de Nossa Senhora. Ali encontramos a Mãe e muitos irmãos e imãs para nos ajudar pelos caminhos da vida.

Fonte: Revista de Aparecida - Dezembro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário