quinta-feira, 2 de outubro de 2014

JUBILEU 2017- 300 ANOS DE BENÇÃOS

NOSSA SENHORA APARECIDA

A seguir um histórico das datas das celebrações de Nossa Senhora Aparecida desde 1717. Ano em que foi encontrada no Rio Paraíba uma imagem medindo apenas 36 centímetros de altura e peso aproximado de dois quilos e meio.
Originalmente, o amor nascido pela santa é herança dos colonizadores portugueses que, em 1646 tinha sido proclamada por Dom João IV Padroeira de Portugal e de seus domínios. Por isso, desde o descobrimento do Brasil em 1500, oratórios, ermidas e capelas se espalhavam pela Colônia indicando o amor dos portugueses pela mãe de Jesus. Assim também, o nome de Conceição, que completa a identificação de nossa santa, chamada de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, fez com que, em 1745, sua festa fosse em 8 de Dezembro dia de “Imaculada” Conceição. O título indica uma verdade de fé: Maria, ao conceber pela ação do Espírito Santo o menino Jesus, continuou virgem e sem a mancha original, com a qual todos nós nascemos.
Bem mais tarde, entre 1904 e 1911, a festa oficial passou a ser no primeiro domingo de maio, com ofício e Missa próprios. Com a reforma litúrgica de 1911, Dom Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, transferiu a festa para a data fixa de 11 de maio, ficando até 1939, quando o Concílio Plenário Brasileiro, celebrado no Rio de Janeiro, para dar maior solenidade
à festa e pedir graças para o país, determinou que ela acontecesse em 7 de setembro. Porém os bispos notaram que a celebração da Pátria tirava a atenção da festa religiosa. Em Assembleia Geral em 1953 mudaram a data para o dia 12 de outubro. Em 1980 por ato do Presidente João Batista Figueiredo tornou-se feriado nacional.
Neste mês iniciamos o tríduo “Rumo aos 300 anos” que em 2017,clbraremos os 300 anos do encontro da imagem da Mãe Aparecida nas águas do Rio Paraíba, por três pescadores. 

Fonte:
Pe. César Moreira, C.Ss.R.
Revista de Aparecida-outubro 2014.



Nenhum comentário:

Postar um comentário