quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CELEBRAÇÃO DE 12 DE OUTUBRO DE 2012

 

 



Algumas fotos da Celebração do dia 12 de Outubro de 2012. Mais fotos no facebook de Marilza de Costa.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

REUNIÃO




        Hoje a Comissão de Nossa Senhora Aparecida se reunirá para decidir o local de saída da Celebração  que acontecerá em 2013. Vamos também decidir quem será o Padre Pregador.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OS MILAGRES DE NOSSA SENHORA


            A sala dos milagres

Um dos lugares mais visitados de Aparecida do Norte, é a Sala dos Milagres.Ali, um sopro de esperança  invade o coração de todos. Até os mais céticos se rendem diante das inegáveis  certezas de que os milagres  existem e estão disponíveis para "todos". Muitos desses milagres estão escritos em suas paredes. Centenas de fotos, manuscritos e os mais diferentes objetos  pessoais são deixados ali em reverência e gratidão  à intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO



Ontem realizamos a reunião de avaliação da Transladação de N. Sra. Aparecida.
Entre tantos assuntos:
-Eleição do Presidente da Comissão;
-Pontos positivos e negativos da Transladação e Celebração da Santa Missa;
- Programação para o ano de 2013 sendo que a próxima reunião dar-se-á em 08 de maio de 2013.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

31ª CELEBRAÇÃO DE N. SRA. APARECIDA



           No dia 12 de Outubro próximo passado realizamos  a 31ª Celebração de N. Sra. Aparecida. A Transladação saiu da Capela São Cristóvão do Bairro de mesmo nome, seguiu em direção a Paróquia N. Sra. da Salete do Bairro Próspera. As 20:00 horas deu-se início a Santa Missa tendo como Pregador o Padre Antonio Junior da Catedral São José. 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

OS MILAGRES DE NOSSA SENHORA

A libertação do escravo Zacarias
Uma corrente de sete quilos, guardada como relíquia desde 1828, é a prova do milagre que aconteceu com o escravo Zacarias. Ele havia fugido de Curitiba-PR, e tinha ido para o Bananal, sendo encontrado pelo Capitão do Mato. Passando por Aparecida, pediu para visitar Nossa Senhora Aparecida. E ali, diante do altar, a corrente  que o prendia se abriu sem intervenção alguma. O escravo, agradecido, ficou prestando serviços na Igreja.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

REUNIÃO DA COMISSÃO

             A comissão Organizadora da Celebração de Nossa Senhora Aparecida reuniu-se ontem para tratar dos últimos preparativos para a Transladação do dia 12 de outubro próximo.
Foram revisados todos os assuntos em cada equipe, que combinou o horário para os trabalhos durante o dia da Celebração para que ao chegar a noite esteja tudo pronto.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

OS MILAGRES DE NOSSA SENHORA

O MILAGRE DA CEGUINHA

   Corria o ano de 1874. Gertrudes Vaz e sua filhinha cega levavam 3 meses de viagem de Jaboticabal à Aparecida, mas a menina queria muito visitar Nossa Senhora. Ao chegarem a entrada do município, dona Gertrudes percebeu que tanto sacrifício tinha valido a pena:
    "Olha, mamãe, a Capela da Santa", disse a menina.
     Ela estava totalmente curada!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

OS MILAGRES DE NOSSA SENHORA

                                                   A pedra com marcas de ferradura
    Em 1886, um fazendeiro que não acreditava em milagres de Nossa Senhora Aparecida disse que entraria a cavalo na Igreja para desafiar o seu poder.
    Chegando um dia a Aparecida, pensou em realizar  tal  façanha, mas a ferradura do cavalo cravou-se na pedra do lado do primeiro degrau, na entrada da Igreja, e o animal não pode mais erguer as patas. Reconhecendo sua ação, o fazendeiro desceu do cavalo e entrou na Igreja. Com as mãos postas, pediu a Nossa Senhora que o perdoasse, acreditando em seus milagres e em seu grande poder.
    

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

5ª REUNIÃO DA COMISSÃO

             
               Ontem aconteceu mais uma reunião da  Comissão dos Festejos de Nossa Senhora Aparecida. Após a espiritualidade, foi efetuada a chamada e lido a ata. 
                  Falamos sobre o andor que já foi testado a iluminação, os mastros para as lanternas e para o crucifixo estão prontos, os oficios já foram encaminhados, enfim, tudo está caminhando bem.
                 À parte, cada equipe reuniu-se isoladamente para tratar de assuntos expecíficos: nós da Equipe de Liturgia nos reunimos para revisarmos como será a Celebração.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOSSA SENHORA APARECIDA

A IMAGEM PEREGRINA DE  NOSSA SENHORA APARECIDA
Na caravela que chegou ao Brasil encontrava-se a imagem de Nossa Senhora da Esperança. A presença de Maria acompanha a história da evangelização em nossa Pátria desde seus primeiros momentos.
A história da devoção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador  da  Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá – SP, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto – MG.
Convocados pela Câmara da Vila de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves desceram o Rio Paraíba à procura de peixes e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto de Itaguaçú. João Alves lançou a rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Lançou novamente a rede e apanhou a cabeça da mesma imagem. Daí em diante os peixes chegaram  em abundância para os três humildes pescadores.
Durante os 15 anos seguintes a imagem ficou com a família de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança reuniam-se em sua casa para rezar. A devoção foi crescendo no meio do povo  e muitas graças foram alcançadas por aqueles que rezavam diante da pequena imagem.  A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora, foi se espalhando pelas regiões do Brasil. A família construiu um oratório, que logo se tornou pequeno. Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Más o número de fiéis aumentava. Em 1834 foi iniciada a construção de uma Igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missioários  Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas. A 08 de setembro de 1904, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi coroada solenemente por Dom José Camargo Barros. No dia 29 de abril de 1908, a Igreja recebeu o título de Basílica Menor. Vinte anos depois , a 17 de dezembro de 1928, a Vila que se formara ao redor da Igreja, no alto do Morro dos Coqueiros tornou-se município. E, em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira oficial pelo Papa Pio XI.
A imagem encontrada no Rio Paraíba em 1717 por três pescadores é venerada em Aparecida-SP: Santuário Nacional que a cada ano recebe 7.000.000 de peregrinos.
A peregrinação pelos Regionais do Brasil da Cruz da primeira missa e da imagem de Nossa Senhora é uma convocação da igreja para que todos os católicos se conscientizem de que no momento atual, celebrando os 500 anos de evangelização com Maria, a Mãe de Cristo, temos que assumir nossa fé com convicção e evangelizar com renovado ardor missionário. Só no encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de conversão, comunhão e solidariedade é que poderemos construir um novo milênio e escrever uma nova história.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

4ª REUNIÃO DA COMISSÃO

      Realizamos mais uma reunião de Comissão da Celebração de N. Sra. Aparecida onde após a oração inicial, leitura da ata e chamada, o presidente relatou a situação financeira e a campanha junto aos devotos para pagar a Banda de música e os fogos.
     Foram distribuidos os convites para as Irmandades Religiosas e Movimentos que devem ser entregues até 20/08/2012.
     Foram apresentados também os oficios que serão enviados à ASTC e Polícia Militar, houve também a revisão do Organograma em que toda a equipe prestou esclarecimento de seus trabalhos.
    Os interessados em confeccionar seus uniformes devem trazer o dinheiro em valor na próxima reunião que será no dia 05 de Setembro.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

REUNIÃO EXTRAORDINARIA



               A equipe de liturgia realizou ontem uma reunião extraordinaria juntamente com a equipe de cantores para decidir os Cantos para a Celebração da Festa de N. Sra. Aparecida a ser realizada em 12 de Outubro de 2012.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

3ª REUNIÃO DA COMISSÃO


         Tivemos ontem a 3ª reunião da comissão das Celebrações de Nossa Senhora Aparecida. Um membro da comissão fez a Espiritualidade falando sobre a Ave Maria do Pão do Cotidiano.
Foram iniciadas as atividades das equipes de trabalhos e a montagem da Celebração.

         Lembramos também que "a Comissão das Celebrações de Nossa Senhora Aparecida esclarece que não convida e nem obriga ninguém ir no Carro Andor de N. Sra. Aparecida, o caminhão. Portanto, não fica responsável por ninguém, cada um é responsável por si, ou por quem convidar."

         Por fim, marcamos uma reunião extraordinária para o dia 12 de julho somente com os membros da Liturgia e equipe de cantos para definirmos a Celebração.

sexta-feira, 29 de junho de 2012





 Este é o convite da Celebração de Nossa Senhora Aparecida aprovado na última reunião.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

REUNIÃO DA COMISSÃO DAS CELEBRAÇÕES

           

      Neste mês de Junho aconteceu a 2ª reunião da Comissão das Celebrações de N. Sra. Aparecida, onde foi discutido os seguintes assuntos:
- Impressão da programação
- Montagem do organograma
- Programação da campanha financeira
- Marcado uma reunião entre a equipe de Liturgia e a equipe de Cantos para a Celebração Litúrgica.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

30ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA










          No dia 12 de Outubro de 2011 celebramos a 30ª Festa de N. Sra. Aparecida. A Transladação saiu da Catedral São José.
         Neste dia o Pregador foi nosso Bispo Dom Jacinto Inácio Flach.
     A Comissão tinha como Presidente o Sr. Angelo Manoel Valsechi e Maria Terezinha Andrade era a vice.
Mais fotos: facebook de marilza de costa.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

29ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

 
       Em 12 de outubro de 2010 a transladação saiu da Capela N. Sra. Aparecida do Bairro Operária Nova em Criciúma.  O  Padre Antônio Júnior foi o Pregador. O sr. Angelo Valsecki era o Presidente da Comissão Organizadora e a Sra. Maria Terezinha Andrade era vice-presidente.

28ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA


     
      Em 2009 a Transladação partiu da Capela N. Sra. Aparecida do Bairro Vila Zuleima em Criciúma.
      O Pregador neste dia foi o Padre Antônio Wander.  O Sr. Angelo Valsecki era o Presidente da Comissão que tinha como vice Maria Terezinha Andrade.

27ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA




    A Capela São Casemiro do Bairro Linha Batista em Criciúma deu início a 27ª Transladação em honra a N. Sra. Aparecida no dia 12 de outubro de 2008.
     Neste ano o Pregador foi o Padre Eloir Rogério Borges. O Sr. Angelo Valsecki era o Presidente da Comissão e o vice era a Sra. Terezinha Aparecida Medeiros.

26ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

       No ano de 2007 a Transladação partiu da Capela Santo Antônio do Bairro Santo Antônio em Criciúma. Neste ano celebramos a 26ª Festa de N.Sra. Aparecida. A Pregação foi feita pelo Padre José Aires.
Maria Terezinha Andrade e Romilda Vaz Franco eram a presidente e vice da comissão Organizadora.

25ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA







        Em 12 de outubro de 2006 a Transladação saiu da Igreja Matriz Santa Bábara do Bairro Santa Bárbara em Criciúma.Neste ano o Padre José Aires fez a Pregação. As Sras. Maria Terezinha Andrade e Salete Espíndola Martins presidiam a Comissão.

24ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

     No dia 12 de outubro de 2005 pela primeira vez a Transladação não saiu de uma Igreja ou Capela. neste ano o casal Luiz Carlos e Vanilde Crispim de Jesus do Bairro Santa Bábara em Criciúma tiveram a benção de dar início ao translado de N. Sra. Aparecida. Tivemos como Padre Pregador Padre Vilmar Moretti.  Os Srs. Juliano Seberino Martins e Maria Antônia da Cunha presidiam a Comissão Organizadora.

23ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

      Ao celebrarmos a 23ª Festa de N. Sra. Aparecida no ano de 2004, deu-se início na Capela de N. Sra. Imaculada Conceição do Bairro são Defende em Criciúma.
      Neste ano o nosso pároco Padre Vilmar Moretti foi o Pregador.
A Comissão Organizadora era presidida pelos Sr. Juliano Seberino Martins e Sra. Maria Antônia da Cunha.

22ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA



     No dia 12 de Outubro de 2003 a transladação saiu da Capela Sagrada Família do Bairro Metropolitana em Criciúma. Neste ano o Pregador foi o Padre Antônio Liandro Corrêa.  A Comissão era presidida por Salete Espíndola Martins e Terezinha Medeiros.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

21ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA



    Em 2002 em um dia nublado a Transladação partiu da Paróquia N. Sra. das Graças do Bairro Pinheirinho em Criciúma. Neste dia o Pregador foi o Padre Francisco da Silva.
A comissão neste ano era presidida por mulheres que eram Salete Espíndola Martins e Terezinha Medeiros.

20ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

  

    Em 12 de Outubro de 2001 aconteceu a 20ª Festa de N. Sra. Aparecida. Neste ano a Transladação saiu do Santuário de Caravággio em Nova Veneza. Neste ano tivemos como Pregador o Padre Antônio Liandro Corrêa.
O Sr. Angelo Valsecki era o Presidente da Comissão e o Sr. João Batista Fernandes era o vice.

19ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA






     Em 12 de Outubro de 2000 a Transladação saiu da Capela São Simão do Bairro de mesmo nome. Neste ano o Padre Carlos Wechi fez a Pregação. O Sr. Anelo Valsechi era o presidente da Comissão e o Sr. José Rebelo era o vice.

18ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA




     No dia 12 de Outubro de 1999 às 19:00 horas partia da Catedral São José no Centro de Criciúma rumo à Igreja Matriz N. Sra. da Salete no Bairro Próspera à 18ª Festa de N. Sra. Aparecida com a presença da Cavalaria Montada da Polícia Militar de Santa Catarina. Dom Paulo Antônio de Conto nosso Bispo nesta época fez a Pregação. A Comissão era presidida por Angelo Valsecki e José Rebelo.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

17ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA




     Em 12 de Outubro de 1998 a Transladação partiu da Capela N. Sra. Mãe dos Homens do Bairro Maria Céu em Criciúma.
     Tivemos como Pregador o Padre Anselmo Buss.
O Presidente da Comissão era o Sr. Angelo Valsecki e o vice era o Sr. José Rebelo.

16ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

          A Capela Sagrada Família do Bairro Vila Esperança em Criciúma foi quem deu início a Transladação da 16ª Festa Festa de N. Sra. Aparecida no ano de 1997.
          Neste ano tivemos como Pregador o Padre Nivaldo Ceron.
O Sr. Angelo Valsecki era o Presidente da Comissão e o Sr. Rainor Eduardo o vice.

15ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA




     A 15ª Festa de N. Sra. Aparecida que ocorreu no ano de 1996, saiu da Capela Santa Catarina do Bairro Vera Cruz em Criciúma.
    Neste ano o Padre Donato Darós fez a Pregação. João Batista Fernandes era o Presidente da Comissão e Rainor Eduardo o vice.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

14ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA


      No ano de 1995 em que celebramos a 14ª Festa de N. Sra. Aparecida, a transladação partiu da Capela Santa Terezinha do Bairro Tereza Cristina em Criciúma.
    Tivemos como Pregador o Padre Carlos Wechi. Neste ano o Presidente da Comissão era o Sr. Angelo Valsecki e vice a Sra. Eloá Mendes Borges.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

13ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA

    Em 12 de outubro de 1994 a Transladação partiu da Capela Santa Luzia do Bairro Santa Luzia em Criciúma.
   Neste ano tivemos como Pregador o nosso então Bispo Dom Hilário Moser. O Sr. Dercilio Cirilo de Bitencourt era o Presidente da Comissão dos Festejos e o vice era o Sr. João Batista Fernandes.

12ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA




    Em 12 de Outubro de 1993, a transladação saiu da Capela N. Sra. do Bom Parto do Bairro Paraíso em Criciúma.
    O nosso Pároco Padre Manoel Odorico Francisco foi o Padre Pregador. Sr. Dercilio Cirilo de Bitencourt e Sra. Maria Alba Cardoso Idalêncio eram o Presidente e vice respectivamente.

FESTA DE N. SRA. APARECIDA

    


     Neste ano partimos da Igreja Matriz Santo Agostinho do Distrito de Rio Maina em Criciúma. O Pregador foi Padre Antônio Gerônimo Herdt. O Presidente e vice eram os mesmos do ano anterior.

10ª FESTA DE N. SRA. APARECIDA






       No dia 12 de Outubro do ano de 1991 a Transladação partiu da Capela Santa Augusta do Bairro de mesmo nome em Criciúma. Neste dia tivemos como Pregador o Padre Lino Brunel. O Presidente da Comissão era o Sr. Dercilio Cirilo de Bitencourt e vice era a Sra. Maria Alba Cardoso Idalêncio.

1ª REUNIÃO DO ANO DA COMISSÃO DE N. SRA. APARECIDA

     Neste mês realizamos a 1ª reunião da Comissão da Festa de N. Sra. Aparecida, onde foi elaborada a programação da Celebração para 2012.
    A Transladação sairá da Capela São Cristóvão do Bairro de mesmo nome às 19:00 hs acompanhada pela Banda de Música "Amor à Pátria" de Jaguaruna.
    A Missa solene terá como Padre Pregador, Antonio Júnior da Catedral São José de Criciúma.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

FESTA DE N. SRA. APARECIDA

Em 1989 a Transladação partiu da Capela N. Sra. Aparecida do Bairro Boa Vista em Criciúma, tendo como pregador o Padre Hercilio Capeller.
Em 1990 saiu da Capela N. Sra. Aparecida do Bairro Operaria Nova em Criciúma sendo pregador o Padre Ludgero Waterkemper. nestes dois anos o Sr. Dercílio Cirilo de Bitencourt era o presidente da Comissão e a Sra. Maria Alba Cardoso Idelêncio era a Vice-presidente.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

FESTA N. SRA. APARECIDA-1988

Em 1988 a transladação partiu da Capela N. Sra. Auxiliadora do Bairro Mina do Mato em Criciúma-SC. Neste ano tivemos como pregador o Padre Antonio Liandro Corrêa. O Presidente da Comissão era o Sr. Angelo Sulivam Dagostim e o vice era o Sr. Dercilio Cirilo de Biutencourt.

FESTA N. SRA. APARECIDA- 1987

Neste ano não temos fotos do evento que partiu da Capela São Luiz do Bairro São Luiz de Criciúma-SC. Tivemos como pregador o Padre Raimundo Ghizoni. Neste ano o presidente da Comissão era o Sr. Angelo Sulivam Dagostim e o Vice era o Sr. Dercilio Cirilo de Bitencourt.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012



Em 1986 a transladação partiu da Igreja Matriz Santa Bárbara do Bairro de mesmo nome sendo Pregador o Padre Santo Spriciggo. Neste ano o Presidente da Comissão era o Sr. Angelo Sulivam Dagostim e tinhamos como vice, Arlete de Costa.

domingo, 1 de janeiro de 2012









Grupo Formação num domingo de novembro de 1985 juntamente com familiares em um passeio na Gruta do Jundiá em Meleiro-SC.